A Polícia Civil alerta para um golpe envolvendo boletos falsos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que já fez pelo menos nove vítimas em Mato Grosso. Criminosos utilizam sites fraudulentos para enganar os contribuintes, gerando cobranças indevidas e desviando os valores pagos..
Como funciona esse golpe:
Criminosos enviam mensagens por SMS, WhatsApp e e-mails com links falsos que direcionam as vítimas para páginas semelhantes às oficiais;
As páginas simulam o ambiente digital da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT);
Vítimas são induzidas a realizarem pagamentos via PIX ou boletos bancários;
Pagamentos são desviados para contas de estelionatários.
Outro golpe
Outro método utilizado pelos golpistas envolve a criação de sites falsos que aparecem nas primeiras posições de buscas em mecanismos como o Google. As vítimas, acreditando estar no portal oficial da Sefaz-MT devido à aparência semelhante, acabam sendo enganadas e realizam pagamentos indevidos.
O delegado Pablo Carneiro, da Delegacia de Estelionato de Cuiabá, disse que casos recentes foram registrados pela Polícia Civil.
Dicas para evitar esse tipo de crime
Devido o golpe ter sido registrado com frequência em Mato Grosso, a Polícia Civil reuniu algumas orientações para que os cidadãos evitem serem vítimas desse golpe, veja abaixo:
Realizar o pagamento do IPVA somente pelo site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda;
Evitar clicar em links recebidos por SMS, aplicativos de mensagens ou e-mails, mesmo que prometam descontos ou facilidades para o pagamento;
Não realizar buscas aleatórias para acessar o site do IPVA, utilize sempre o endereço oficial da Sefaz-MT.
Conferir com atenção os dados bancários e o nome do beneficiário antes de confirmar qualquer pagamento.
Em caso de suspeita de golpe ou fraude, registre imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Digital.