Prefeitura garante mais de 2,3 milhões em medicamentos e reabastece todas as farmácias municipais
Publicado em 07/05/2025 14:47
Novidades

Com o compromisso de garantir o cuidado integral à saúde da população, a Prefeitura de Primavera do Leste realizou nesta semana o reabastecimento das farmácias públicas do município. Mais de 2,3 milhões em medicamentos foram entregues, normalizando o estoque nas cinco unidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A entrega simbólica do carregamento foi feita em frente à Farmácia Central e contou com a presença do prefeito Sérgio Machnic e da secretária municipal de Saúde, Laura Leandra.

O prefeito Sérgio Machnic destacou que a Prefeitura segue comprometida com uma saúde pública de qualidade, acessível e humana, levando mais dignidade e atenção aos que mais precisam. “Hoje eu posso olhar nos olhos de cada cidadão e dizer: remédio na mão e cuidado com a nossa população. Esse é o nosso compromisso com cada morador de Primavera do Leste”.

De acordo com a secretária de saúde Laura Leandra, o novo lote contempla mais de 250 apresentações diferentes, que vão desde medicações para o pré-natal, como 100 mil cápsulas de Sulfato Ferroso, até remédios de uso contínuo, como a Losartana 50 mg (460.800 comprimidos), utilizada por pacientes com hipertensão, e a Levotiroxina, indicada para tratamento da tireoide, com quase 100 mil comprimidos nas três dosagens.

Ela ainda eforçou que o investimento reforça o cuidado da gestão com as pessoas. “Além de garantir medicamentos essenciais, estamos descentralizando o acesso e investindo em melhorias na estrutura. A nova Farmácia Guterres, por exemplo, agora funciona dentro do posto de saúde do bairro, em um ambiente climatizado e com atendimento mais ágil”, ressaltou a secretária.

Entre os principais medicamentos entregues também estão antibióticos, como a Amoxicilina 500 mg (29.400 comprimidos), antialérgicos, como a Loratadina (21.600 comprimidos), e apresentações infantis como Dipirona em gotas e Amoxicilina suspensão.

Confira onde retirar os medicamentos:

Farmácia Central (Centro)

Unidade São José

Unidade Primavera 3

Unidade Poncho Verde

Farmácia Guterres (A partir desta quarta-feira (7) a nova estrutura vai funcionar dentro da unidade de saúde)

Para a retirada, o usuário deve apresentar receita atual emitida por profissional do SUS e documento de identificação com foto.

Transparência no processo

Devido à troca no sistema de compras e gestão de estoque, houve um atraso pontual na aquisição de alguns medicamentos. No entanto, o processo já foi totalmente normalizado e os estoques estão regularizados em todas as unidades. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que segue trabalhando para garantir previsibilidade no abastecimento e melhorar cada vez mais o atendimento à população.

Comentários