Estalar os dedos e pescoço faz mal? Causa AVC ou artrose? Veja as respostas
Novidades
Publicado em 05/11/2024

O barulho do estalo ocorre quando há uma separação rápida das articulações após um movimento. Ortopedistas afirmam que estalar não causa danos às articulações, mas é preciso tomar cuidado com a força e frequência.

 

Não tem lugar certo ou hora certa, mas é comum ver pessoas com mania de estalar as articulações – seja apertar os dedinhos ao acordar ou estalar o pescoço durante as pausas do trabalho.

 

O barulho do estalo, chamado tribonucleação, ocorre quando há uma separação rápida das articulações ou juntas após um movimento. Nessas regiões do corpo, tem um líquido lubrificante, chamado líquido sinovial, que possui gases dissolvidos. Quando é feito um estalo, esses gases se agrupam em bolhas, gerando o som.

 

“É como se as articulações ‘abrissem’ e o gás formasse bolhas de repente, produzindo o barulho”, ressalta Lucas Melo, ortopedista doutor em Ciências do Sistema Musculoesquelético pela Universidade de São Paulo (USP).

 

Não é difícil ouvir dúvidas que questionam a segurança desse movimento, como: “estalar o pescoço causa Acidente Vascular Cerebral (AVC)?” “Os dedos engrossam ou ficam tortos após os estalos?”

 

Especialistas explicam que, em geral, estalar é um fenômeno inofensivo e não causa danos às articulações. Mas, é preciso tomar cuidado com a força e frequência do movimento, pois, em casos raros, pode causar fraturas na região.

Comentários