Prefeitura Municipal inaugura Centro de Apoio ao Tratamento de Hanseníase e Tuberculose e Oficina Ortopédica
23/06/2024 15:16 em Novidades

Na manhã de hoje (21) a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou o Centro de Apoio ao Tratamento de Hanseníase e Tuberculose e a Oficina Ortopédica. O espaço está localizado na Rua Miosótis, 268, Residencial Pioneiro (antiga Vigilância Ambiental). 

O Estado de Mato Grosso apresenta números preocupantes de casos de hanseníase e tuberculose e a implantação do Centro de Apoio é uma resposta consistente da gestão municipal para controlar essas doenças. No local será realizada avaliação, diagnósticos, encaminhamento, acompanhamento das reações hansênicas, avaliação de incapacidade física dos pacientes de hanseníase, entre outros serviços. 

“Muito em breve nos tornaremos referência no Estado pela qualidade da estrutura oferecida aqui, pelos serviços ofertados e principalmente pelos profissionais de excelência que farão os atendimentos e confecção dos materiais na oficina ortopédica”, comemorou o prefeito Leonardo Bortolin. 

A equipe responsável será composta por uma médica, um enfermeiro, um fisioterapeuta (com atendimento no Centro de Reabilitação), um técnico de enfermagem e um agente administrativo.

Na Oficina Ortopédica serão confeccionadas palmilhas e órteses que vão beneficiar pacientes que sofrem as consequências de enfermidades decorrentes não somente de hanseníase mas também de outras patologias que acometem os membros inferiores como é o caso da diabetes, pé plano, pé cavo, esporão de calcâneo, deformidades congênitas entre outras necessidades especiais. 

O coordenador do Programa de Hanseníase e Tuberculose do município, Lourenço da Cruz, que atua há mais de quarenta anos na área, salientou a importância desta ação inaugural. “Este tipo de serviço está disponível em pouquíssimos lugares no Estado. Não sabemos ainda qual será a demanda por ser um serviço novo, mas sabemos que tem muita gente precisando e esperamos atender muitas pessoas”, explanou.

Alguns equipamentos da Oficina foram doados pela ONG Koblenz Brasil (Kobra), representada pelo alemão Manfred Robert Göbel, e parceira do Município no tratamento de hanseníase. Göbel parabenizou a gestão pelo olhar cuidadoso no tratamento da doença. “Poucas vezes vi isso acontecer de um município abraçar a causa da hanseníase, como está acontecendo em Primavera do Leste”, destacou.

 

Fotos:

COMENTÁRIOS